Quem sou eu

Minha foto
Viciado nos livros de Rick Riordan, gosta da banda Linkin Park, adora jogar Batman: Arkham City no XBox, Sabe bastante sobre heróis da Marvel ou da DC Comics e odeia estudar e acordar cedo =)
"A vida encontra um meio." Ian Malcolm (Jurassic Park 1)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quetzalcoatlus

O Quetzalcoatlus era um pterossauro conhecido desde o Cretáceo Superior, encontrado no Texas, E.U.A. por Douglas Lawson. Foi membro de uma família de pterossauros avançados com envergadura longa, e pescoços rígidos. Seu nome vem da Mesoamérica deusa serpente emplumada Quetzalcoatl. Sem dúvidas este foi um dos maiores pterossauros que já existiu.


Quando foi descoberto, os cientistas estimaram que os maiores fósseis do Quetzalcoatlus vieram de um indivíduo com uma envergadura tão grande quanto a 15,5 metros. Mais recentes estimativas com base no conhecimento das proporções da sua envergadura que seriam de 11 metros. Estimativas de massa para gigantes são extremamente problemáticas, porque nenhuma das espécies existentes compartilham uma dimensão semelhante ou plano do corpo, então os resultados publicados variam muito. Um estudo de 2002 sugeriu uma massa corporal de cerca de 120 kg para o Quetzalcoatlus, consideravelmente menor do que a maioria outras estimativas recentes, as mais elevadas tendem a 250 kg.
Em 1996, Thomas Lehman e Langston rejeitaram a hipótese de eliminação, salientando que a menor das mandíbulas tão fortemente curvada para baixo que, mesmo quando estão completamente fechadas uma abertura de mais de cinco centímetros ficou na mandíbula superior, muito diferente do bico de gancho encontrado em pássaros da limpeza. Eles sugeriram que, com seu longo pescoço, vértebras e longo maxilares desdentados o Quetzalcoatlus alimentava-se com a captura de peixes, enquanto ia cortando as ondas com seu bico. Em 2008 trabalhadores Marcos Paulo Witton e Darren Naish publicaram uma análise do possíveis hábitos de alimentação e ecologia de azhdarchideos.


Witton e Naish observou que azhdarchideos continuam sendo os mais encontrados em depósitos terrestres longe do mar ou de outras grandes massas de água. Além disso, o bico, mandíbula e a anatomia do pescoço são diferentes de qualquer animal conhecido. Em vez disso, eles concluíram que eram mais prováveis azhdarchideos terrestres, semelhantes as cegonhas modernas, e provavelmente caçavam pequenos vertebrados em terra ou em pequenos riachos. Embora o Quetzalcoatlus, como outros pterossauros, fosse um quadrúpede quando no chão.
A natureza do vôo do Quetzalcoatlus e outros azhdarchideos gigantes é mal compreendida. Seu método de vôo depende em grande medida do seu peso, que tem sido controverso, com diferentes massas amplamente favorecida por diversos cientistas. Alguns pesquisadores sugeriram que estes animais empregados foram lentos, subindo de vôo, enquanto outros têm concluído que seu vôo foi rápido e dinâmico. Em 2010, Donald Henderson defendeu que a massa de Quetzalcoatlus foi subestimada, até mesmo as estimativas mais elevadas, e que era pesado demais para ter conseguido voar. Henderson argumentou que ele pode ter sido capaz voar.
Dados do Pterossauro:
Nome científico: Quetzalcoatlus northropi
Tamanho: Cerca de 13 metros de envergadura
Peso: Cerca de 100 quilos
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Período Cretáceo superior
Dieta: Carnívoro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...