Quem sou eu

Minha foto
Viciado nos livros de Rick Riordan, gosta da banda Linkin Park, adora jogar Batman: Arkham City no XBox, Sabe bastante sobre heróis da Marvel ou da DC Comics e odeia estudar e acordar cedo =)
"A vida encontra um meio." Ian Malcolm (Jurassic Park 1)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Anhanguera

Anhanguera é um género de pterosauro que viveu no período Cretáceo, nos atuais países Brasil e Inglaterra. Os seus fósseis, descobertos na Formação de Santana, localizada na Chapada do Araripe, Brasil, revelam semelhanças com o género Ornithocheirus. Anhanguera foi uma criatura comedora de peixe com uma envergadura de até 5 m. Tinha uma crista pequena voltada na parte da frente do seu maxilar superior. A criatura tem como nome o nome da cidade brasileira de Anhanguera. O Anhanguera media cerca de 4 a 5 metros de envergadura de asas, para uma altura de cerca de 1,5 metros no solo, sendo um dos maiores pterossauros de sua época. Os seus dentes afiados sugerem que se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra.

O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo. Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis.
Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827. Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869. Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.


Existem várias espécies reconhecidas de Anhanguera como a Anhanguera santanae e  Anhanguera santanae e Anhanguera blittersdorfi  são conhecidos de vários restos de fragmentários, incluindo crânios da Formação Santana, do Brasil. Anhanguera cuvieri e Anhanguera fittoni inicialmente descritos como pertencentes ao gênero Pterodactylus  e, em seguida Ornithocheirus, são de um período um pouco mais tarde da Inglaterra, enquanto fragmentos de pterossauros que podem ter afinidades com a Anhanguera também foram encontrados em Queensland, Austrália. A conhecida espécie Anhanguera piscator foi redescrita como pertencentes ao gênero Coloborhynchus.

Dados do Pterossauro:

Nome científico: Ornithocheirus
Tamanho: Até 5 metros de envergadura das asas.
Peso: Cerca 100 quilos
Onde viveu: Chapada do Araripe no Ceará e Inglaterra
Quando viveu: Período Cretáceo
Dieta: Comia Peixes
Espécies: Anhanguera cuvieri, Anhanguera fittoni, Anhanguera blittersdorffi, Anhanguera santanae

Fontes: Wikipedia, Ache tudo e Região, Blog do Rárisson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...