Quem sou eu

Minha foto
Viciado nos livros de Rick Riordan, gosta da banda Linkin Park, adora jogar Batman: Arkham City no XBox, Sabe bastante sobre heróis da Marvel ou da DC Comics e odeia estudar e acordar cedo =)
"A vida encontra um meio." Ian Malcolm (Jurassic Park 1)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Velociraptor

CONHEÇA O VELOCIRAPTOR, UM DINOSSAURO ÁGIL E ESPERTO QUE VIVEU NA TERRA HÁ CERCA DE 85 MA.

VELOCIRAPTOR QUER DIZER "PREDADOR VELOZ", E ELE NÃO GANHOU ESSE NOME POR ACASO. CORRIA ATÉ 35 QUILÔMETROS POR HORA E SALTAVA ATÉ 2 m DE DISTÂNCIA. FOI UM DOS PREDADORES MAIS TEMIDOS DA PRÉ-HISTÓRIA. O CÉREBRO DO VELOCIRAPTOR ERA GRANDE EM RELAÇÃO AO CORPO, E OS CIENTISTAS ACREDITAM QUE ELE ERA INTELIGENTE E TINHA ESTRATÉGIAS DE ATAQUE. NAS CAÇADAS O DINOSSAURO ESCOLHIA A PRESA MAIS FRACA, TENTAVA DEIXA-LA ISOLADA E A ATACAVA EM PONTOS VITAIS. ASSIM, MESMO ANIMAIS MAIORES TINHAM CHANCES DE ESCAPAR.

O VELOCIRAPTOR CAÇAVA EM BANDOS. EM GERAL, OS ALVOS ERAM DINOSSAUROS HERBÍVOROS, MAIS LENTOS. ELES CERCAVAM A PRESA E USAVAM SUAS GARRAS PARA CAPTURAR O OUTRO ANIMAL. DEPOIS MORDIAM COM SEUS 50 DENTES, AFIADOS E CURVOS.PROVAVELMENTE AO SAÍREM DOS OVOS, OS FILHOTES DE VELOCIRAPTOR TINHAM A PROTEÇÃO DOS PAIS. OS BEBÊS FICAVAM NOS NINHOS E ERAM ALIMENTADOS COM O QUE OS PAIS TRAZIAM DAS CAÇADAS, ATÉ QUE TIVESSEM PRONTOS PARA APRENDER A CAÇAR COM O BANDO.

OS PRIMEIROS FÓSSEIS DE VELOCIRAPTOR FORAM ENCONTRADOS EM 1922, NA MONGÓLIA. TEMPOS DEPOIS, OUTROS VESTÍGIOS FORAM ENCONTRADOS NO DESERTO DE GOBI.

O ESTUDO DESSA ESPÉCIE AJUDOU OS CIENTISTAS A ENTENDER QUE DINOSSAUROS ERAM ANIMAIS LENTOS E POUCOS INTELIGENTES, COMO SE IMAGINAVA ANTES.OS FÓSSEIS DE CRÂNIOS MOSTRAM QUE O CÉREBRO DESSE DINOSSAURO TINHA REGIÕES MAIS DESENVOLVIDAS. SEU OLFATO E SUA AUDIÇÃO ERAM APURADOS. OS OLHOS GRANDES GARANTIAM ÓTIMA VISÃO, INCLUSIVE A NOITE. COM ISSO, ALÉM DE LEVAR VANTAGEM NAS CAÇADAS, ELE SE DEFENDIA BEM.

NÃO SE SABE AO CERTO, MAS O ESTUDO FEITO EM 2007 REVELOU QUE ESSE DINOSSAURO, ASSIM COMO ALGUNS DE SEUS ANCESTRAIS, PODERIA TER PENAS EM ALGUMAS REGIÕES DO CORPO. ELAS SERIAM ÚTEIS PARA CONTROLAR A TEMPERATURA, E MANTER O EQUILÍBRIO NAS CORRIDAS. UMA CERTEZA É QUE ELE NÃO PODIA VOAR.



DADOS DO DINOSSAURO 
NOME CIENTÍFICO:VELOCIRAPTOR MONGOLIENSIS.
TAMANHO:ENTRE 1,5 M E 2 M DE COMPRIMENTO E CERCA DE 1M DE ALTURA.
PESO:DE 7 A 15 QUILOS.
ONDE VIVEU:NAS REGIÕES CENTRAL E ORIENTAL DA ÁSIA, NA CHINA, NA MONGÓLIA E NA RÚSSIA.
QUANDO VIVEU:ENTRE 85 E 80 MA, NO PERÍODO CRETÁCEO.
ALIMENTAÇÃO:CARNÍVORO, COMIA OUTROS DINOSSAUROS E PEQUENOS MAMÍFEROS.
PREDADORES:OUTROS DINOSSAUROS CARNÍVOROS.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Postagem Especial: Santanaraptor


O Santanaraptor (Santanaraptor placidus, em latim Predador de Santana) foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação Santana, Bacia do Araripe (CE).

O fóssil encontrado media 1,6 metros pertencia a um jovem dinossauro. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Apesar de pequeno, o dinossauro seria um grande predador, ágil e veloz.


A descoberta de seu fóssil foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional. O material descoberto reúne sobretudo a parte posterior do esqueleto e da cauda, membros posteriores e parte da pélvis (bacia).




Como estudos preliminares indicam o parentesco com o famoso Tyrannosaurus rex, foi baseado neste grupo de dinossauros Tyrannoraptora que a equipe do Museu Nacional inspirou-se para reconstituir o crânio do Santanaraptor.

O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelo paleontólogo Alexander Kellner.


Dados do Dinossauro:




Nome Científico: Santanaraptor placidus
Tamanho: 2,5 metros de comprimento e 1,3 metros de altura 
Peso: Cerca de 40kg 
Quando viveu: Cretáceo
Onde viveu: Brasil
Dieta: Carnívora
Fontes: Wikipédia

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Braquiossauro


O Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", dado os seus membros anteriores ("braços") serem maiores que os posteriores, era um género de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico.seu pescoço tinha 10 metros.Ele Tinha mais de 15 metros de altura,25 metros de comprimento,chegando a pesar 115 toneladas.

O primeiro braquiossauro foi descoberto em 1900 no ColoradoEUA, mas também viveu na área onde se localiza hoje a Argélia e a Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, sua atividade principal.

O braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (um tipo de pinheiros),cicadáceas e ginkgoáceas.Algumas estimativas,baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas (Gregory Paul 1988) a 37 toneladas (Christiansen 1997).Contudo estudos demonstam que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas. Durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido. Porém sabe-se agora que váriossaurópodes (o argentinossauro, por exemplo) eram maiores que o braquiossauro. Recentemente foram descobertos outros dinos da mesma família que eram também maiores que o braquiossauro: supersauro, o ultrassauro e o Sauroposeidon.

Calcula-se que, para abastecer seu corpanzil, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h.

Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.
Dados do Dinossauro:



Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Tamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de altura 
Peso: Cerca de 90 toneladas
Quando viveu: Jurássico
Onde viveu: América do Norte e África
Dieta: Herbívora



sábado, 7 de maio de 2011

Dinossauros na Bíblia: O Beemote

O Beemote
Jó 40:15-24 fala do Beemote, que era um ser herbívoro (v.15). Ele movia a sua cauda, com ossos fortes (v.17) e era impossível de capturar (v.24). Embora algumas versões da Bíblia o apresentem como o hipopotamo, a descrição não é conducente com esse animal, mas com um dinossauro.
Veja a descrição completa:
15 Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
16 Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.
17 Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
18 Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
19 É um animal imponente, entre toda a criação. Deus o mantém em respeito com a sua espada.
20 As montanhas oferecem-lhe o melhor do que têm para ele comer,enquanto os outros animais selvagens folgam.
21-22 Deita-se debaixo de árvores, escondido nos canaviais,à sombra dos salgueiros, junto aos ribeiros.
23 E não fica incomodado com a força das correntes dos grandes rios,nem mesmo quando se trata do Jordão,na altura das grandes cheias.
24 Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?"

Muitos acreditam que o Beemote era um Braquiossauro (inclusive eu). Veja um vídeo agora que fala sobre o Beemote. O vídeo é em inglês.



Bom, assim acabamos a nossa série de posts Dinossauros na Bíblia. Obrigado por ler e até o próximo post!!!


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dinossauros na Bíblia: O Leviatã

O LEVIATÃ
Outra passagem relativa a dinossauros é Isaías 27:1. Este tipo de dragão marinho é chamado Leviatã (veja Salmo 74:14; 104:26), e está descrito pelo próprio Deus em Job 41:1-34.
"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o Leviatã, a serpente veloz, e o Leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar" (Isaías 27:1)
"Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto" (Salmo 74:14)
"Tal é este vasto e espaçoso mar onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. Ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar" (Salmo 104:25,26)
Muitos falam que o Leviatã era um Plessiossauro, como muitos acham também do Monstro do Lago Ness.
Cumpre notar que estas passagens referenciam o Leviatã como sendo um animal que vivia no mar. Algumas traduções da Bíblia têm em rodapé (não no texto original) a referência que o leviatã é o crocodilo. Sucede porém que o crocodilo não se pode comparar ao ser descrito nas passagens referenciadas, nem em Job 41. A passagem bíblica de Salmo 104:26 chega mesmo a quase comparar o leviatã a um navio (não um pequeno barco!), pois diz: «ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar».
O Leviatã é apresentado como um animal temido, saindo chama (entenda-se, calor) da sua boca (v.21), com pele tão espessa (15-17) que nem espada ou pedra o afugenta. Curiosamente, lemos no verso 9 de Job 41: "eis que a sua esperança falhará" numa clara e evidente referência à sua extinção. Por outro lado, isso significa que o homem conviveu com ele, pois descreve-o de uma forma muito completa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...